Um novo capítulo na história da cultura polonesa em Papanduva está prestes a ser escrito! Graças à dedicação da Associação Polonesa (Polpan), a cidade está recebendo um investimento significativo com a construção de uma escola de língua polonesa. O projeto, que já está ganhando forma ao lado do Oratório São João Paulo II — também fruto do empenho da associação — promete ser um verdadeiro marco para a comunidade.
Este novo espaço não será apenas uma escola, mas um Centro Educacional e Cultural que visa fortalecer a presença e as tradições polonesas na região. Com a crescente demanda por cursos de polonês entre os descendentes poloneses, a futura escola se torna um local essencial para a preservação da cultura e da língua. O projeto está sendo viabilizado com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia, através da competição Infraestrutura Polonesa 2025, além do suporte da Fundação Jan Olszewski Ajuda para Poloneses no Leste.
Foto escola 2
As obras já estão em pleno andamento e, na semana passada, o prefeito de Papanduva, Tafarel Schons, fez uma visita ao canteiro de obras. Ele demonstrou entusiasmo com o investimento, que promete trazer desenvolvimento e novas oportunidades para o município. Durante seu passeio, o prefeito também destacou a infraestrutura da área, mencionando o asfaltamento da estrada de acesso ao terreno da Polpan, uma iniciativa da Prefeitura que promete facilitar ainda mais o acesso à nova escola.
A conclusão da obra será um grande passo para a comunidade, pois permitirá que as aulas de polonês, que atualmente acontecem na Escola de Educação Básica (EEB) Alinor Vieira Corte e na Escola Municipal Francisco Haas, em Rodeiozinho, tenham um espaço fixo e acolhedor. Isso não só beneficiará os alunos e suas famílias, mas também garantirá que a língua polonesa continue viva nas próximas gerações. Uma verdadeira celebração da cultura e da identidade da comunidade polonesa em Papanduva!
Foto escola 3