|

Chuvas em SC afetam mais de 388 mil pessoas e deixam quase 5 mil desalojados

compartilhar o CNSC nas redes sociais

Conforme a Defesa Civil, as chuvas em Santa Catarina deixaram pelo menos 4.833 pessoas estão desalojadas; veja mais detalhes

Chuvas em Santa Catarina impactaram a vida de mais de 388 mil pessoas no estado – Foto: CBMSC

As fortes chuvas em Santa Catarina impactaram a vida de mais de 388 mil pessoas até esta sexta-feira (9), conforme o balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O estado enfrenta alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em várias regiões.

Pelo menos 4.833 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas temporariamente. Outras 150 estão desabrigadas, sem um local seguro para permanecer.

Ainda conforme o levantamento oficial, mais de 18 mil residências foram danificadas, um total de 18.663 imóveis atingidos por inundações, deslizamentos e outros problemas estruturais provocados pelo volume de chuva.

Equipes da Defesa Civil seguem atuando nos municípios afetados, com monitoramento em tempo real e atendimentos emergenciais para reduzir os prejuízos e proteger a população.

A recomendação é que os moradores sigam as orientações dos órgãos oficiais, evitem áreas de risco e acionem a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência.

Conforme a Defesa Civil, durante as chuvas fortes é essencial buscar um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, evite transitar perto de árvores, placas, muros e postes de energia.

A pasta também indica que em caso de alagamentos, busque não atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Além disso, o Governo Federal também alerta que as pessoas não parem o carro perto de árvores ou de postes, porque eles podem cair ou atrair raios; Se houver qualquer sinal de movimentação no terreno, procure um local seguro.

Posts Similares