|

Historiador canoinhense lança livro resgatando memórias de Marcílio Dias

compartilhar o CNSC nas redes sociais

Lançamento do livro aconteceu no restaurante da estação de Marcílio Dias

  • Jefferson Chagas elaborou roteiro que explora as construções históricas do distrito

O historiador canoinhense Jefferson Chagas acaba de publicar um livro que promete reviver memórias do distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas, uma área rica em história e cultura. Neste trabalho, Chagas faz um mergulho nas construções de madeira que caracterizam a paisagem local, revelando um patrimônio que vai muito além de suas estruturas.

 

As casas de madeira, erguidas no início do século XX, são mais do que simples edificações; elas são testemunhas silenciosas do estilo de vida e dos costumes dos antigos moradores da região. A preservação dessa arquitetura é fundamental para entendermos a transformação da paisagem urbana de Canoinhas e refletirmos sobre a exploração dos recursos naturais durante o período do Contestado.

 

Para tornar essa rica história acessível a todos, Chagas elaborou um roteiro educativo que destaca 18 paradas de arquitetura. Este material não é apenas uma lista de edificações, mas um verdadeiro guia pedagógico que inclui atividades práticas e planos de aula adaptados para diferentes faixas etárias, desde os anos iniciais até o Ensino Médio. A proposta é que professores e alunos, assim como demais visitantes, utilizem o roteiro para explorar e compreender as mudanças que moldaram a comunidade, fortalecendo assim o senso de identidade e pertencimento local.

 

Com esse lançamento, Jefferson Chagas não só preserva a memória de Marcílio Dias, como também inspira uma nova geração a se conectar com o passado e valorizar a história da sua terra. O autor deu uma entrevista no programa Hora Extra, falando sobre o livro. Assista abaixo:

 

O lançamento do livro aconteceu no restaurante da antiga estação ferroviária de Marcílio Dias, veja abaixo algumas fotos do evento:

 

O AUTOR

 

Jefferson Chagas é natural de Canoinhas e atualmente mora em Joinville. Possui Mestrado em Ensino de História na Universidade Federal de Santa Catarina (2024) – UFSC, graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014), graduação em pedagogia pela Uninter (2018). É também professor em regime estatutário de História e Sociologia da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Posts Similares