Canoinhense é doador de coração para menina de 10 anos, internada em São Paulo
Nascido em Canoinhas, Elian Roberto Santiago, de 22 anos, foi o doador do coração que salvou uma menina de sete anos, internada em São Paulo (SP). O transplante foi feito neste sábado, 2.
Apesar de ter nascido em Canoinhas, quando sua mãe morreu, Elian foi viver com familiares, ainda criança, em São Bento do Sul, onde morava desde então. Ele tinha 7 anos quando mudou de cidade.
Elian teve a morte cerebral confirmada após um grave acidente de moto na SC-418, em São Bento do Sul. Ele passou dez dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes de falecer. A confirmação da morte cerebral foi dada nesta sexta-feira, dia 1º.
Em um gesto de solidariedade, a família de Elian decidiu autorizar a doação de seus órgãos. O coração dele foi destinado a uma menina de 10 anos que está internada em São Paulo, enquanto fígado, rins e córneas serão utilizados por pacientes em Santa Catarina.
A logística para a captação dos órgãos contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e da aeronave Arcanjo-03, que transportou a equipe médica de São Paulo até Mafra. Essa operação foi fundamental para garantir que os órgãos fossem transportados em tempo hábil para o transplante na criança receptora.
TRAJETÓRIA
Foto Elian de máscara branca
Elian (de máscara branca) em uma das atividades esportivas que desempenhou na
Elian concluiu o ensino médio em 2021 na Escola Frederico Friedrich, em Serra Alta, localidade de São Bento do Sul. A escola publicou uma bonita homenagem a ex-aluno:
“É com muito pesar que nos despedimos do nosso ex-aluno Elian Roberto Santiago, nosso menino que cresceu na escola, formou-se em 2021 e que trouxe tantas alegrias e vitórias nos jogos que sempre estava presente e nos inúmeros projetos. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine, lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor. Elian partiu e antes deixou seu legado. Elian, gratidão pelo tempo e pela ajuda em todos os projetos que dedicaste a sua turma e a nossa escola. Turma do Elian, recebam meu abraço bemmmmm apertado e lembrem dele com aquele sorriso calmo e sempre pronto para tudo.”
O velório do canoinhense acontece na Capela Mortuária de São Bento do Sul até às 17 horas deste domingo, 3. O corpo será cremado em seguida no Crematório Catarinense de Jaraguá do Sul. Ele deixa enlutados irmãos, cunhados, sobrinhos e demais parentes e amigos. A mãe é falecida.