Acidente entre cinco veículos na BR-116 causou feridos e a morte de um canoinhense
Mafra – Atendendo solicitação via COBOM, as guarnições do ASU -556 e do ABTR-213 se deslocaram às 17h57 até a BR 116, Km 11, próximo ao trevo de acesso à BR-280, sentido Canoinhas, a fim de atender um acidente de trânsito envolvendo cinco veículos. No local foi confirmada a ocorrência, as equipes efetuaram o socorro ao acidente no qual envolveram-se cinco veículos.
Primeiro veículo: Fiat Fastback conduzido por masc, 64 anos, que se encontrava no interior do veículo, com ausência dos sinais vitais, permanecendo até a chegada da Polícia Científica. Entre o banco dianteiro e o painel encontrava-se, sem o cinto de segurança, mulher, 58 anos, consciente e orientada, com contusão na face, com fratura fechada nos membros superior e inferior esquerdo (terço distal), sinais vitais estáveis, após procedimentos adequados de atendimento pré-hospitalar foi conduzida ao Hospital São Vicente de Paulo, pela Guarnição do ASU-556.
A vítima fatal foi identificada como o canoinhense Osmario Davet Filho, de 64 anos, mais conhecido como Malo Davet, proprietário do despachante próximo à prefeitura de Canoinhas. Ele conduzia um Fiat Fastback, com placas de Canoinhas, que foi atingido na traseira por um caminhão Volkswagen, da cidade de São José (SC). Com a batida, o Fiat de Davet acabou sendo arremessado contra uma Van Fiat Ducato, de Panambi (RS).
Uma ambulância do Município de Canoinhas que seguia para levar um paciente para Mafra e que passava pelo local no momento, parou, e o enfermeiro Juliano Posonski, com o auxílio do acompanhante do paciente, prestaram os primeiros socorros às vítimas do acidente.
Segundo o enfermeiro Juliano, primeiro ele verificou que o motorista do Fiat Fastback, que era o canoinhense Davet, estava encarcerado, porém, já não apresentava mais pulsação e apresentava pupila dilatada. Ao lado do veículo, estava sentada a esposa de Davet, apresentando fratura na mão direita, no braço direito e na perna direita e uma contusão no rosto. O motorista da Van, de 50 anos, encontrava-se encarcerado, com ferimentos graves.
Juliano e o acompanhante fizeram o controle da cervical do motorista da Van e da esposa de Davet que estava no automóvel, até a chegada da equipe de resgate da Autopista Planalto Sul, que assumiu o atendimento da mulher. Logo em seguida, chegou o Corpo de Bombeiros de Mafra e Juliano permaneceu ainda na cena para ajudar a equipe no desencarceramento do motorista da Van. Ambos os feridos, foram encaminhados para atendimento médico no Hospital de Mafra.
O segundo veículo envolvido era um Fiat Ducato, conduzido por homem, 50 anos, o qual encontrava-se encarcerado, sendo liberado e atendido e conduzido pela equipe do resgate da Arteris Autopista.
O terceiro veículo envolvido, era um caminhão VW 12170, conduzido por homem, 52 anos, encontrado fora do veículo sem lesões aparentes, permanecendo no local.
O quarto veículo, um Fiat Argo, era conduzido por homem, 30 anos, encontrado fora do veículo, sem lesões aparentes, permanecendo no local.
Envolveu-se ainda o veículo Fiat Strada conduzido por homem, 59 anos, tendo como passageiro, homem, 43 anos, ambos fora do veículo, sem lesões.
Estiveram presentes na cena a equipe USA-03 do SAMU, equipes da Concessionária da Rodovia – Arteris Autopista e Polícia Rodoviária Federal, a qual ficou responsável pela cena.