Polícia Civil de SC deflagra três operações para desarticular rede de estelionatários que atua nacionalmente
Segurança
Polícia Civil de SC deflagra três operações para desarticular rede de estelionatários que atua nacionalmente
Foto Polícia Deflagra
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações (DD) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou nesta quarta-feira, 12, três operações no município de São Paulo (SP): “Novo Número Fase 8”, “Falsa Central Fase 3” e “Câmbio Fantasma”.
Na operação “Novo Número Fase 8” foi cumprido um mandado de busca e apreensão, visando esclarecer golpe no qual os investigados, passando-se pela vítima, entraram em contato com familiares e solicitaram valores. Durante as investigações, verificou-se que os investigados entravam em contato com vítimas residentes em diversos estados da Federação.
Essa é a oitava fase da operação e teve como objetivo a apreensão de elementos que permitam identificar os autores responsáveis pelo contato com as vítimas. Nesta fase, foi priorizada a chamada primeira camada, que seriam os responsáveis pelo contato com as vítimas. Os investigados respondem pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Operação “Falsa Central Fase 3”
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Santa Gertrudes (SP), visando esclarecer golpe, no qual os investigados entravam em contato com as vítimas, passando-se por funcionários da segurança e prevenção a fraudes do banco, e, após encaminhar link para verificação o aplicativo do banco, passavam a ter acesso a contas da vítima, realizando empréstimos e compras.
Essa foi a terceira fase e visou a apreensão de elementos que permitam identificar os autores responsáveis pelo contato com as vítimas. Nesta fase, foi priorizada a chamada primeira camada, que seriam os responsáveis pelas aberturas das contas bancárias, nas quais eram recebidos os valores transferidos pelas vítimas, além de identificar também os responsáveis pelo contato com a vítima. Os investigados respondem pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Operação “Câmbio Fantasma”
Essa operação contou com o apoio da Delegacia de Lavagem de Dinheiro (DLAV/DEIC) e da Polícia Civil de São Paulo. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (SP), São José (SC) e Florianópolis (SC), visando esclarecer golpe de venda de dólares.
A vítima foi apresentada ao investigado, o qual se comprometeu a vender dólares ao câmbio final de R$ 5,10 por cada dólar. Diante do preço ofertado, a vítima transferiu R$ 408 mil para a compra de U$ 80 mil. Após o investigado receber os valores da vítima, bloqueou-a nos aplicativos de mensagem.
No dia seguinte, o investigado parou de usar o número de telefone utilizado para negociar com a vítima. Diante os fatos, foi instaurado inquérito policial para a apuração de crime de estelionato.