Doação de parte do imposto de renda para fundos estaduais melhora a vida de crianças, jovens e idosos de Santa Catarina
Faltando menos de um mês para o fim do prazo, pouco mais da metade dos contribuintes do estado fizeram a Declaração do Imposto de Renda. Mas o que pode parecer apenas uma obrigação com a Receita Federal é também uma oportunidade de ajudar a transformar a vida de crianças, jovens e idosos de Santa Catarina por meio da doação para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e para o Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina (FIA/SC).
“No momento da declaração do imposto de renda é importante que a gente faça algo a mais, que é fazer o bem para as pessoas. E isso é possível por meio da destinação de parte do imposto para o FIA ou FEI. Essa contribuição pode mudar a vida de muitas crianças e de muitos idosos”, destaca a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Adeliana Dal Pont.
Para doar é preciso fazer a declaração completa e não há custo para pessoas físicas. Neste caso a doação é realizada diretamente na declaração e permite que até 6% do imposto a ser pago seja encaminhado para os fundos especiais. O contribuinte ainda tem a opção de destinar 3% ao FIA e 3% ao FEI. A doação é utilizada para financiar projetos nas mais diversas áreas como esporte, cultura, saúde, entre muitas outras. Só no ano passado foram mais de 200 projetos contemplados em todas as regiões.
Doações de pessoa física ainda são um desafio
Apesar da importância da iniciativa e dos benefícios que ela traz para toda a sociedade, a doação de parte do imposto de renda pelas pessoas físicas ainda é um desafio em Santa Catarina. Prova disso é que no ano passado, foram apenas 174 destinações de pessoa física ao FIA, somando apenas R$ 219.951,93, e 170 destinações ao FEI somando R$ 187.982,07.
O maior montante de recursos dos fundos especiais acaba sendo a doação de pessoas jurídicas, mas esse percentual também pode aumentar.